Comece aprogramar: Mobile

Infotec Sistemas/ agosto 24, 2015/ Comece a Programar, Featured/ 0 comments

Esse artigo faz parte da nossa série  comece a programar no artigo de hoje vamos abordar o tema de desenvolvimento na área mobile, os nossos queridos  Smartphones, essa é uma área que tem tido uma verdadeira explosão nos ultimos anos e tem como tendência necessitar de mais e mais profissionais competentes nesse seguimento.

Como sabemos a tempo que o celular deixou de ter como prioriodade a função de ligar e enviar SMS, hoje fazemos praticamente tudo com auxilio e uso dos Smartphones, desde ler emails a tranzações báncarias da simples mensagem aquela reunião por video conferência, e não podemos esquecer dos jogos e aplicativos usado diariamente pelos milhões de usuarios da grande rede.

Mas, nosso intuito aqui é abordar o tema voltado para o desenvolvimento, sempre surgem aquelas tipicas perguntas:

Como programar?

Que linguagem deve usar?

Como executo meu código?

Dentre milhares de outras perguntas.

Os sistemas Operacionais para celulares mais populares no momento São:

Android – é o Sistema Operaciona desenvolvido pela toda poderosa google e agora filha da alphabet, esse sistema operacional é desenvolvido com base na plataforma unix a mesma virgente em sistemas opercionais Linux, temo como linguagem principal no desenvolvimento de seus aplicativos a linguagem java, para o incio do desenvolvimento em já va usamos o assim como o desenvolvimento padrão em java os Jdk, Eclipse e de uso exclusivo do androida a biblioteca SDk que por meio desses que criamos nossos emuladores para poder rodar as aplicaçoes e claro os pacotes atuluazidos com as ferramentas e modificaçoes lançadas a cada versão do SO do Google, o sdk do google é facilmente baixado no site de desenvolvedor do Google ou você pode ir em nossa área de download que disponibilizamos o link para vc, recentemente o Google lançou o Android Studio que vem a substituir o Eclipse, mas não se assuste é muito facil migrar seus projeto para o mesmo sem contar que existem pouco diferença entre ambos, o Android Studio é mais cheio de recursos já integrados sem a necessidade de ter que baixar como é feito no Eclipse, não existe somente o Eclipse e Android Studio como IDE para desenvolvimento Android, existe inumeras outras assim como hoje em dia não usamos somente a linguagem Java para desenvover para o Android, exemplo temos o Rad Studio que usa Object Pascal em ambiente delphi e outros ambientes de desenvolvimentos que iremos esta falando posteriormente em nossos turoriais, o Rad Studio citado anteriomente serve para as plataformas, Ios e também WindowsPhones.

Ios – é o Sitema da Apple utilizada no Iphone, no Ipad e Ipod Touch , o Sitemas Ios assim como o android é baseado na plataforma Unix sua linguagem principal é o Objective-C   desenvolver pra iOS usa-se a IDE XCode, que é uma excelente IDE, completa, fácil de usar. Já vem com um simulador de iPhone/iPad, ferramenta para Debug e com o Interface Builder, onde facilita bastante a criação de Views para seu aplicativo. Existe uma vasta documentação no portal do desenvolvedor da Apple, que inclui vídeos, exemplos, tutoriais Passo a Passo (How?s To) documentação de todas as classes e tudo sobre os frameworks embutidos no próprio XCode, porém tudo em inglês. Sobre a linguagem, saiba orientação a objetos na ponta da língua.

Como Publicar meu aplicativo.

Os aplicativos desenvolvidos para android são publicados na PLAYSTORE antiga Market Play, os aplicativos para Ios são publicados na appstore, em brve faremos um tutorial passo a passo de como publicar seu aplicativo em ambas as plataformas.

Não podemos esquecer do prmissor Windows Phone, para você que usa o Windows no diadia em seu Desktop ou Notebook, agora pode utilizar o mesmo no seu celular já tem bastante usuários não é tao popular como seu parente para pcs mas os quem usar acaba não reclamando do mesmo, sua Ide para desenvolvimento é o Visual Studio.

Desenvolver para aplicativos móveis não é uma tarefa fácil, exige muito tempo e dedicação, pode se frustrar com algumas coisas, mas com certeza é uma experiência compensadora e gratificante, se você tem boas idéias ou gosta desse mundo você tem muito a ganhar. Cabe a você decidir para qual plataforma desenvolver, mas independente da escolha três coisas eu considero essências:
Aprenda inglês. Se souber, ótimo, senão, aprenda ao menos a ler. A maioria de tutoriais, livros e documentação é em inglês, tradutor ajuda, mas saiba ao menos ler.

Não tenha pressa. Não se aprende algo novo tão complexo do dia pra noite, conforme for fazendo vai aprendendo, e não fique só na teoria, vá fazendo que na prática aprende-se melhor.

Dedique-se. Desenvolver para iPhone não é fácil, nem para Andoird. Mesmo desenvolvedores experientes têm que penar um pouco no começo, mas é essencial dedicação e não desista, por mais penoso que seja no começo é muito gratificante quando as coisas começam a dar certo.

E leia mais leia muito mesmo, se tem preguiça de ler está na parea errada.

Infotec Sistemas

About Infotec Sistemas

Infotec Sistemas é uma empresa de Tecnologia da Informação localizada na cidade de Santarém-PA que desenvolve soluções em Softwares, Websites, Aplicações para Dispositivos Moveis, Automação comercial e Assistência Técnica em Computadores para Pessoa Física ou Juridica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*