NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)

Infotec Sistemas/ dezembro 6, 2014/ Noticias/ 0 comments

SOBRE A NFC-E

A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) iniciou em abril de 2014 o piloto da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), projeto nacional desenvolvido no âmbito do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), criando um novo modelo de emissão de notas fiscais para o consumidor final, mais rápido e prático.

As emissões de documentos com validade jurídica começaram em agosto, com o desenvolvimento do projeto piloto que reúne sete empresas e nove estabelecimentos em Belém, Bragança e Tucuruí.

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica simplifica o processo de venda, facilita a guarda de arquivos para o consumidor, elimina equipamentos para o comerciante e, para o Fisco, permite ter acesso em tempo real as informações.

A NFC-e é um documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente. A NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF.

Em 2014 a Secretaria vai fazer os testes necessários a implantação do novo sistema e aceitar adesões espontâneas. Em 2015, será definido um cronograma de enquadramento das empresas por faixa de faturamento.

A NFC-e pode ser emitida em celulares e tablets ou acessada por meio do QRCode que é impresso no Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que é uma representação simplificada da NFC-e.

Infotec Sistemas

About Infotec Sistemas

Infotec Sistemas é uma empresa de Tecnologia da Informação localizada na cidade de Santarém-PA que desenvolve soluções em Softwares, Websites, Aplicações para Dispositivos Moveis, Automação comercial e Assistência Técnica em Computadores para Pessoa Física ou Juridica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*